Talvez você saiba o que é markup, mas muitos empreendedores não fazem ideia do que se trata e só tem o feeling de que já escutaram essa expressão em algum momento, ou pensam que leram sobre o assunto algum dia, mas as informações e conceitos não ficaram devidamente guardados em suas mentes.
Se for esse o seu caso não há problema, porque certamente você não é o único. Saber o que é markup nunca foi uma prioridade para muitos empresários, mas a verdade é que definitivamente deveria ser.
A seguir nós vamos te explicar do que isso se trata e porque é tão importante aplicarmos esse conceito aos negócios e, principalmente, a formação do preço de venda. Vem aprender e se surpreender!
Entenda de uma vez por todas o que é markup
O conceito de markup te permite ter uma noção real de quanto um vendedor ganha quando consegue converter a venda de cada produto que oferece. A partir dessa compreensão fica bem mais fácil desenvolver uma formação de preços que realmente seja eficaz e funcional para o negócio!
Sendo assim, abaixo nós vamos conceituar de forma bem clara o markup, para que você tenha plena compreensão a respeito dessa ideia, para no futuro passar a usá-la:
Markup é um índice usado para ser multiplicado pelo preço de venda. A ideia presente no markup é a mesma que vemos no preço margem, voltada basicamente para que dentro do custo unitário de cada produto ou serviço seja somada uma margem de lucro, que futuramente fará parte do preço de venda.
Com ele é possível avaliar de forma clara os valores que são necessários para que os gastos que o empresário tem com a compra de produtos, com o fornecimento e com a manutenção do negócio sejam devidamente cobertos, tendo-se também noção de quanto é necessário pôr na venda para que a empresa se torne lucrativa.
Obviamente entram nesse valor variáveis como impostos e despesas fixas, e o lucro também está aí, mas é com o markup que dá ao empreendedor uma noção mais clara do que precisará cobrar para manter o negócio no azul!
Ou seja: podemos dizer que o ele é um elemento primordial para aqueles que querem cuidar da formação de preços de venda de forma mais precisa!
Saiba como calcular o markup
Não adianta você saber sobre markup se não souber como calculá-lo. Afinal, para que você possa utilizá-lo nos cálculos de formação de preço de venda precisa já ter esse índice previamente determinado. É isso que vamos te mostrar agora como fazer!
O primeiro passo que você deve seguir é descobrir qual o custo total de venda (também conhecido a partir da sigla CTV);
Depois você precisa encontrar o markup divisor;
Por último é hora de precificar o produto, usando o markup multiplicador;
É claro que não dá para ter conhecimento de todos esses elementos se você não conta com um controle financeiro bastante rígido e claro, onde você é capaz de prever custos, além de conhecer as suas despesas fixas e ter uma ideia de quais despesas variáveis você tem.
Além disso, você também necessita ter um completo entendimento sobre como esses gastos afetam o seu faturamento. São informações relevantes e que precisam estar nas suas mãos antes de qualquer tentativa de cálculo do markup, porque do contrário será tudo em vão.
Infelizmente a maioria das pessoas não faz a menor ideia de como se calcula custo total, de como tem acesso ao markup divisor e de como se encontra o markup multiplicador, justamente porque não estão acostumados a avaliar o próprio faturamento, conhecendo custos, despesas e outros fatores envolvidos nessa soma.
Você deve ter percebido a relevância de saber o que é markup, mas a seguir nós vamos além, te mostrando como descobrir outros fatores relevantes para a formação de preço de venda! Siga conosco!