5 Dicas para gestão financeira da sua empresa

Criar e manter um negócio de sucesso é uma tarefa extremamente difícil.  É necessário muito esforço, uma mente criativa e principalmente entender de gestão financeira.

Ao se tornar um empresário,  especialmente no Brasil, significa colocar muitas responsabilidades sobre os seus ombros, pois o sucesso do negócio e o futuro de seus funcionários vai depender do tipo de decisão que você toma no dia a dia.

Diante disso, separamos aqui, 5 dicas valiosas que ajudarão na gestão financeira de sua empresa.  Vejamos.

1 – Gestão Financeira e Planejamento

O planejamento é fundamental para que seu negócio possa alcançar as metas definidas. Não ter uma estratégia definida ou não contar um sistema de gestão financeira, é o primeiro passo para o fracasso de seu negócio.

Faça planejamentos trimestrais ou semestrais, baseados no seu orçamento. Veja bem, siga rigorosamente e respeite o seu orçamento,  somente assim, poderá ter uma ideia das despesas que virão pela frente e do lucro real que a empresa está gerando.

2 – Fluxo de Caixa

Você por acaso tem ideia de quais custos estão prejudicando seus lucros? Veja bem, se você não tiver recursos suficientes para cobrir seus custos fixos como impostos, licenças, salários de funcionários,  seguros, serviços públicos, aluguel, água, luz, telefone, internet, etc,   sua empresa ficará em uma péssima situação financeira.

Para ter um controle total sobre os seus custos fixos, existem softwares de gerenciamento de despesas, que podem ajudá-lo a ter um controle total do seu orçamento. A ideia é identificar as despesas do dia a dia,  e gerar um fluxo de caixa que possa manter a empresa funcionando ao longo do mês.

3 – Separação das Contas da Empresa com Contas do Empresário.

Ter uma boa gestão financeira envolve manter separadas as contas da empresa das contas do empresário, literalmente separe a pessoa física da pessoa jurídica.

Embora pareça tentador retirar dinheiro da empresa para ajudar nas suas despesas pessoais, fazer isso pode resultar no fracasso do seu negócio, embora tenha a intenção de repor os valores em pouco tempo.

Se sua empresa ficar sem dinheiro, será desastroso, isso vai gerar um impacto negativo em todos os setores, desde os funcionários,  fornecedores e até clientes.

4 – Evite Gastos desnecessários

O segredo nos negócios está em evitar os gastos desnecessários. As melhores empresas do mundo são baseadas na palavra “básico”,  um escritório básico,  equipamentos básicos,  automóveis básicos,  mobília básica, salários básicos, etc.

Siga religiosamente o seu orçamento, evite investir em produtos ou serviços que não tragam um retorno rápido, em outras palavras, evite gastos que possam gerar uma despesa adicional.

Não confunda cautela com mesquinharia, ofereça sempre os melhores equipamentos e treinamentos aos seus funcionários, mas tenha como primeira opção, os mais básicos, principalmente se você está iniciando um negócio.

5 – Contrate Ajuda Profissional

Estas foram apenas algumas dicas que você já pode colocar em prática hoje mesmo. Caso tenha dificuldade na gestão financeira de sua empresa, procure ajuda profissional.
Assim, Fale Agora mesmo com um de nossos especialistas, estamos de plantão para ajudá-lo(a) na elaboração de  um planejamento correto que irá gerar lucros e fazer a sua empresa alcançar os seus objetivos.

Aguardamos seu contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *