A sua empresa sofre com estoque parado, bagunçado e com ausência de produtos? Saiba que o controle de estoque, acompanhado com uma disponibilização ordenada de produtos, ajuda a sua empresa a vender mais, a criar promoções e a girar mais o seu capital.
O que é controle de estoque ?
O estoque é o local onde a mercadoria fica armazenada e disponibilizada de forma ordenada. O controle de estoque (físico e financeiro) visa gerar dados com informações sobre a quantidade disponível de cada produto, item existente para venda e distribuição, e a entrada e saída de mercadorias.
Controle de entrada e saída
O controle de entrada e saída de mercadoria comprada, vendida e alocada, é uma das funções mais essenciais no processo de gestão de uma empresa.
Geralmente, empresas menores não mantêm um controle de estoque constante. Neste caso, é necessário saber a quantidade de produtos que entraram e saíram do estoque, para verificar e confirmar as vendas e o faturamento.
Desvantagem de não realizar controle de estoques
Quando a empresa não mantém o controle de estoque, a ausência de dados prejudica a renovação do estoque, a reposição, a elaboração de promoção e o estagna o faturamento da empresa.
É aconselhável realizar inventários por períodos, sobre a quantidade total e completa de todos os produtos que a empresa produziu ou adquiriu para a produção e revenda, evitando dessa forma desperdício de tempo e recursos financeiros.
Como fazer o controle de estoque?
O controle de estoque pode ser realizado de forma metódica com a ajuda de programas de computador, que possam gerar planilhas de quantidade numérica e nominal de cada produto, incluindo informações de precificação e disponibilidade do produto por cada localidade.
Basicamente, é necessário seguir os seguintes passos:
Registre o produto na sua lista de produtos estocado, com custo unitário e total dos produtos comprados e vendidos;
Compare os resultados do controle físico com o controle financeiro;
Faça um cálculo de saldo entre a quantidade, custo unitário e custo total de mercadorias que estão no estoque.
Ficha de estoque
A ficha de estoque impressa ou informatizada de modo digital, visa controlar a movimentação de cada item conforme o ritmo de entrada e saída de produtos, esses dados, dependendo do perfil da empresa, pode abranger produtos acabados para a distribuição e venda, matéria-prima, distribuição, entre outros.
Dessa forma cada produto terá uma ficha correspondente com dados referentes à preço, data de entrada e saída, disponibilidade e quantidade.
Produtos diferentes
Existem empresas que trabalham com diferentes tipos de produtos, lojas de departamento, por exemplo, vendem desde bombom até geladeira o que exige uma atenção maior com o controle do estoque em relação à grande variedade.
A variação de marcas e produtos pode dificultar a gestão do estoque, mas um bom sistema que registra a entrada e saída de produtos ajuda a evitar perdas de informação.
Seja para uma pequena, média ou grande empresa, do setor produtivo ou varejista, o controle de estoque é essencial para evitar perdas de produtos e de giro de capital.