Calcular o preço de venda é uma necessidade imperiosa para quem vende produtos e serviços. Infelizmente, muitos não sabem como fazê-lo, e mais: não entende porque esse processo é tão necessário para que um negócio seja bem-sucedido.
Se esse é o seu caso saiba que está tudo bem. Você não vai ser o primeiro ou o último a não compreender muito bem a validade desse tipo de ação, mas nós estamos aqui para te mostrar o caminho das pedras e te ajudar a precificar da forma certa!
Nesse artigo começamos uma série sobre como calcular o preço de venda, e nesse primeiro texto vamos justamente te mostrar porque isso é tão importante para que o seu negócio de fato decole! Vem conferir e se surpreender!
Entenda os motivos pelos quais você deve calcular o preço de venda
Como comentamos previamente a maioria das pessoas não sabem calcular o preço de venda e sequer têm essa preocupação, colocando como preço final um valor aleatório, baseado mais na própria vontade do que em fatos claros e sucintos.
É importante entender que se não fazemos esse cálculo acabamos colocando como preço final apenas os custos e a margem de lucro que desejamos, e existem muitos outros fatores que estão relacionados e que fazem a diferença na hora de tomar essas decisões.
É claro que de modo geral todo vendedor ou prestador de serviço tem em mente um preço específico para cobrar, mas esse pensamento precisa se basear em um ideal, e esse ideal deve considerar questões como a participação de cada despesa nesse valor que se quer pedir aos clientes.
Além disso, existem outras razões que justificam a importância da definição do preço de venda, e agora nós vamos falar mais claramente sobre cada uma delas para você! Dê uma olhada:
1 – Esses cálculos permitem a elaboração de metas
Você sabe o que é ponto de equilíbrio? Trata-se de um momento em que as vendas da empresa pagam seus custos e despesas, sejam elas fixas ou variáveis, mas não trazem nenhum lucro.
O interessante é que quando esse ponto é atingido tudo que se vende depois passa a ser ganho para o negócio, ou seja, é o momento em que o empreendimento passa a lucrar de fato!
Quando você se obriga a calcular o preço de venda tem que calcular também o ponto de equilíbrio, e uma vez que isso for feito vai poder estabelecer metas mais claras para o crescimento da sua empresa!
2 – Com esses cálculos fica mais fácil saber quando fazer promoções
Um dilema para todo vendedor é saber quando os seus preços devem baixar, ou qual a melhor hora para fazer promoções. Os mais inexperientes apostam no “feeling” para ter bons resultados nesses momentos, ou aproveitam para copiar o que estão fazendo as concorrentes no setor, mas existem formas mais embasadas para tomar a decisão certa.
Uma delas é calculando a formação de preços. Uma vez que você o fizer saberá quando é interessante para o seu negócio ofertar produtos e serviços com preços mais baixos e quando promoções podem ser lucrativas para você.
Agradar o cliente deve sim ser sempre uma prioridade, mas a saúde financeira da empresa e o seu desenvolvimento também devem ser sempre pensados pelos envolvidos!
3 – Esses cálculos ajudam na identificação de custos que oneram demais o orçamento
Empresas sempre vão ter custos para funcionar, e disso não dá para fugir. Um empresário é inteligente quando é capaz de equilibrar a balança de uma forma que lhe é favorável.
A questão é que muitas vezes existem custos ou despesas que podem ser melhor gerenciados, onerando menos o orçamento de um negócio. Isso faz toda a diferença, alivia a pressão e permite que a empresa lucre mais.
Calcular o preço de venda permite que os responsáveis percebam que custos e despesas estão pesando excessivamente e quais podem ser ou não diminuídos. Essa flexibilidade muda o panorama e pode transformar para a melhor a realidade de um negócio.
4 – Com esses cálculos fica mais fácil definir que mercadorias não devem ser mais vendidas
Em alguns casos a venda de certas mercadorias não compensa, por uma série de fatores. Para não se basear apenas no seu sentimento a respeito vale a pena apostar na formação de preços, para saber quais produtos devem seguir no jogo ou não devem!
Podemos dizer, portanto, que esse tipo de mecanismo só traz benefício para um negócio. Sim, é trabalhoso, exige tempo, energia e dedicação, mas os ganhos são enormes.
Sendo assim, aposte no ato de calcular o preço de venda. Você vai ver a sua empresa se desenvolver de forma muito mais firme e decidida dentro do mercado, pode apostar! Descubra como fazer a seguir!