Para evitar perdas financeiras em sua empresa, não deixe produtos parados no estoque de sua empresa. Você investiu tempo e capital para planejar, desenvolver e adquirir um produto para posicionar a sua atividade comercial no mercado, gerar retorno e lucro. O estoque parado bloqueia a atividade de sua empresa e causa prejuízos.
Produtos parados no estoques
Segundo estudos na área de gestão, uma mercadoria estocada não pode ficar mais de 45 dias no estoque, ela deve girar em estabelecimentos físicos e virtuais, atrair interesse, fazer parte de uma oferta ou promoção.
A mercadoria foi fabricada para ser vendida e atender a uma necessidade do consumidor. Independente do produto ou do seu valor, mantê-lo parado no estoque, causa prejuízos consideráveis relacionados ao dinheiro gasto para produzir um novo, além do fato de seu capital ficar congelado, literalmente parado.
Produtos parados no estoque obrigará a você a adquirir outras mercadorias, até que consiga vendê-los e repor o dinheiro investido.
O que é estoque?
Tecnicamente, o estoque é o setor de armazenamento de mercadorias e materiais, a sua existência permite o abastecimento de materiais de produção, distribuição e venda.
A existência do estoque elimina atrasos de entrega, evita sazonalidades de oferta do produto, falta de fornecimento e perda de clientes.
Perdas financeiras
Os produtos parados no estoque desperdiçam o capital investido no processo de pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e disponibilização (comercialização) de um produto considerando todo o ciclo logístico de produção, e venda de produtos, desde a matéria-prima até o ponto final de venda.
Instabilidade de mercado
As variáveis de mercado incluem ameaças externas e fraquezas internas na empresa, que podem causar diminuição nas vendas de determinado produto como descrito a seguir.
Ameaças externas:
– Crises financeiras;
– Crises políticas;
– Concorrente agressivo;
– Queda de preços no mercado.
Fraquezas internas:
– Má gestão do estoque;
– Ausência de um bom planejamento logístico;
– Ausência de divulgação e promoção de produtos;
– Erro em precificação.
Como queimar o estoque e vender tudo?
Em primeiro lugar, a empresa precisa ter um eficiente controle de estoque, um inventário atualizado diariamente para que o gestor em vendas saiba a quantidade de produtos que ele tem à disposição para venda, redistribuição e promoção.
A gestão de estoque ajuda a quantificar as perdas de vendas e a possibilidade de realizar uma promoção.
O estoque não pode estar em quantidade excessiva e o dinheiro em baixa quantidade no caixa da empresa. Portanto, você pode rever o preço do produto, a exposição do mesmo no ponto de venda, divulgar a promoção e em determinados casos, oferecer três produtos pelo preço de dois.
Uma boa estratégia é criar kits de produtos ou serviços que agreguem valor ao preço final.
Reveja a sua política de compras
Se a sua empresa é uma revendedora de determinado tipo de produto, reveja a política de compra.
Evite comprar produtos que não atraem mais a atenção dos consumidores, busque comprar e vender produtos que oferecem giro rápido de venda e reposição, foque naqueles que atendam às necessidades do cliente.
Use sempre um banco de dados cadastrado no computador, para planejar melhor a entrada, saída de produtos e geração de efeito promocional, para vender todos os produtos que estão parados no estoque.
Crie e foque nas promoções para evitar que seu dinheiro fique parado, retardando o crescimento do seu negócio.